Literatura
E-book: 20 histórias de superação – complilado por blogueiro Cabo-verdiano
Estas histórias vão lhe inspirar e ajudar a superar seus obstáculos na vida…
Se você é filho de pobre temos algo em comum e nós sabemos o que isso significa.
Filho de pobre não pode sonhar porque vão dizer que não se enxerga; filho de pobre não pode fazer nada nesta vida porque vão dizer que é um “zé ninguém“; como filho de pobre você concorda com isso?
Talvez você não precisa ser apenas pobre, outros vão definir a sua imagem pela sua cor, roupa ou posição social.
Eu já vim dessas andanças, onde filho de pobre não é visto como gente na sociedade, mas contrariando os comentários alheios, olhares atrevidos e supostas provisões sobre o meu futuro, fui ver a vida com os meus olhos, fui lá e fiz o que ninguém achava que eu podia fazer, para que ninguém mais ouse dizer que eu não sou capaz.
Você também é vítima de rótulos sociais? Leia essas 20 histórias de superação e motive-se.
20 HISTÓRIAS de SUPERAÇÃO é uma compilação de histórias de quem já esteve onde muitos estão, mas ousaram transpor as barreiras da incerteza e do medo, ou quem sabe provar que aquela história de que não eram capazes não era verdadeira.
Faça o download neste link e leia.
Boa leitura e que lhe sirva de motivação!
– e-book compilado por Isaías Cardoso
Gastronomia
A primeira gastrónoma cabo-verdiana lançou um livro aos 92 anos
Maria de Lourdes Chantre, autora do primeiro livro sobre a Cozinha de Cabo Verde, continua a casar os alimentos com a arte e ainda se surpreende com a criatividade da gastronomia cabo-verdiana, em que a cachupa é rainha.
Filha de mãe portuguesa e pai cabo-verdiano, nasceu no Mindelo (ilha de São Vicente), onde casaria com Guilherme Chantre, o segundo director da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, amigo de personalidades como os escritores Manuel Lopes, Jorge Barbosa e Baltazar Lopes, fundadores da Revista Claridade, a semente do movimento de emancipação cultural, social e política em Cabo Verde, anterior à independência.
O novo livro de gastronomia da autora pretende ser uma homenagem à mulher, nomeadamente às artistas cabo-verdianas, contando com ilustrações de pintoras e artesãs da terra da morabeza. “Eu acho que a mulher é pouco conhecida neste aspecto da arte, porque quando se fala em arte, só se fala nos grandes pintores”, disse. E recorda que, durante muitos anos, os grandes livros de cozinha eram escritos por homens ou, pelo menos, assinados por eles.
“Já li que as mulheres faziam os pratos. Depois, os homens vinham e eram eles os heróis que tinham feito as comidas. Todos os livros de cozinha, até uma determinada altura, foram de homens. Só quando apareceu O Livro de Pantagruel, da Bertha Rosa Limpo, [publicado originalmente em 1945, Editorial O Século], é que as mulheres começaram a apresentar livros de cozinha”, disse.
Literatura
Este Jornal digital europeu escreve notícias no dialeto Crioulo
O Jornal digital Mensagem de Lisboa, que ganhou uma bolsa de jornalismo europeu para línguas minoritárias, publica notícias escritas em crioulo desde 2021, no âmbito do projeto Newspectrum – em parceria com a Lisboa Criola.
A Mensagem venceu nas categorias de Jornalismo Colaborativo, com o projeto jornalismo em crioulo, de Jornalismo de Proximidade e de Produto/Projeto Jornalístico.
O projeto de jornalismo em crioulo nasceu de uma parceria entre a Mensagem (o abrigo digital e o criador de conteúdo) e a Lisboa Criola (entidade financiadora). O projeto é apadrinhado pelo músico Dino d’Santiago e as peças jornalísticas ou tradução são da autoria de Karyna Gomes.
Segundo a directora do jornal, Catarina Carvalho, este projecto “representa uma homenagem a essa cidade misturada”, Lisboa, “porto de tantas comunidades, que a Mensagem descobre todos os dias”.
É uma homenagem a uma cidade misturada.
O crioulo, tanto na sua versão cabo-verdiana como guineense, é falado (e cantado) por muitos, em Lisboa. Mas nunca atravessa a comunicação social. Para que a informação esteja mais perto das pessoas que o falam, a Mensagem publica reportagens em crioulo e traduzidas em português – para facilitar a compreensão de todos.
Karyna Gomes, jornalista de dupla origem, cabo-verdiana e guineense, é a autora dos trabalhos publicados. É também cantora e escolheu Lisboa para viver desde 2011. Estudou jornalismo em São Paulo, no Brasil, e trabalhou na RTP, em rádios locais na Guiné-Bissau, e na Associated Press. É especialista em “Comunicação para o Desenvolvimento”, tendo trabalhado com a Unicef na Guiné-Bissau.
Fonte: Mensagem.pt
-
Nos Gente7 horas ago
Estudante Cabo-verdiano conta sua história de superação e a realização de um sonho
-
Sociedade7 horas ago
Encontre oportunidades de emprego em Cabo verde, na plataforma de emprego Vagas Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Primeira Escola Virtual de Tecnologia em Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Sabia que Cabo Verde tem mais cartões de telemóveis ativos do que sua população total?
-
Sociedade3 dias ago
Sabia que Cabo Verde é um dos 16 países mais seguros da África?
-
Sociedade3 dias ago
Conheça o Hotel Rural Lombo Branco, na encantadora ilha de Santo Antão
-
Sociedade3 dias ago
Conheça o primeiro Passeio Sustentável de Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Este projeto vai ajudar meninas cabo-verdianas a estudarem à noite