Connect with us

Nos Terra

O Retrato da Pobreza em Cabo Verde

Reportagem premiada com a Menção Honrosa única do Prémio Nacional de Jornalismo de Cabo Verde.

Published

on

A situação da pobreza no mundo é catastrófica! Milhões de seres humanos vivem em condições desumanas, não possuindo nem o necessário para sobreviverem.

Nós costumamos associar essa desigualdade à ignorância de nossos governantes para com os menos favorecidos de nossa sociedade, e por outro lado culpamos os mais “ricos” por esbanjarem tanto, quando poderiam dividir um pouco com os que não possuem quase nada.

O documentário não levanta a discussão sobre quem é o culpado dessa história, é apenas um retrato da desigualdade em um país tão pequeno, marcado por essas realidades chocantes.

Olhar Cabo Verde é um Portal de informações e notícias sobre Cabo verde. Fique ligado em tudo o que acontece no Arquipêlago.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos Terra

Sabe qual a melhor época para viajar para Cabo Verde? Confira!

Published

on

melhor época para viajar para Cabo Verde
Foto divulgação / unsplash

Cabo Verde pode ser visitado durante todo o ano, graças ao seu clima tropical seco, com temperaturas elevadas e chuvas pouco frequentes. No entanto, existem algumas variações sazonais que podem influenciar a sua decisão.

Qual a melhor época para viajar para Cabo Verde.

De Novembro a Junho: Esta é considerada a melhor época para visitar Cabo Verde. Durante estes meses, o clima é ideal para atividades ao ar livre como caminhadas e natação. As temperaturas são moderadas, tanto do ar como da água do mar, e a humidade é baixa.

  • De Junho a Outubro: Esta é a época alta em Cabo Verde. Durante este período, as temperaturas são mais elevadas, podendo chegar aos 28ºC durante o dia e 24ºC à noite. A precipitação concentra-se entre agosto e outubro, sendo este período considerado a estação chuvosa (localmente chamada, na língua nativa, “tempo de Azágua”).
  • De Dezembro a Março: Durante estes meses, o arquipélago é influenciado pelo vento Harmatão, conhecido como Lestada em Cabo Verde, proveniente de nordeste. Trata-se de um vento fresco e muito seco, que transporta para Cabo Verde areia e poeiras do deserto do Saara. Este período cria boas condições para a prática de windsurf e kitesurf.

Tabela climática de Cabo Verde

Foto divulgação / Holiday Guru

Resumindo, o clima temperado oceânico de Cabo Verde garante um clima quente e agradável durante todo o ano. Geralmente não chove muito e quando chove mais é nos meses de verão e principalmente no outono. No entanto, a época das chuvas é a melhor altura para viajar para Cabo Verde, se quiser surfar durante as suas férias. As chuvas proporcionam o vento necessário para se divertir a surfar em Cabo Verde.

Se procura umas férias relaxantes na praia e explorar as ilhas, a melhor época para viajar para Cabo Verde é a estação seca no inverno e na primavera.

Esperamos que estas informações ajudem você a planejar a sua viagem para Cabo Verde!

Advertisement
Continue Reading

Nos Terra

Chã das Caldeiras é cenário de Documentário e Filme

As lavas não levaram tudo, nem apagaram as boas lembranças de nossa memória.

Published

on

Chã das Caldeiras é cenário de Documentário e Filme
Soul Tours Cabo Verde

São Filipe, (Inforpress) – O povoado de Chã das Caldeiras continua a ser muito procurado não só pelos turistas e cientistas, mas por outras pessoas, nomeadamente cineastas, e em 2018 foi pelo menos cenário para realização de um documentário e um filme.

O documentário sobre a população e a comunidade de Chã das Caldeiras pós erupção vulcânica de 2014, que destruiu os principais povoados, foi rodado no final de Junho, pelo Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA) e do Instituto César Manrique (Tenerife, Ilhas Canárias) com o objectivo de “tentar dar visibilidade ao espírito de resiliência e a capacidade de renovação das vidas das pessoas de Chã das Caldeiras”, depois da erupção vulcânica.

Em finais de Novembro, Chã recebeu a equipa de gravação de uma longa-metragem narrativa “O último desejo do Vulcão”, do cineasta cabo-verdiano, natural do Fogo, Guenny K. Pires e produzida pela TxanFilm.

Além do documentário e do filme, no domínio cultura destaque ainda a implementação do projecto desenvolvido pelo M_EIA e Faculdades de Belas Artes do Porto “desenhar Chã”, que vai ser finalizado com uma publicação, da realização da exposição fotográfica do português João Abel Aboim, que regressa a Chã para rever as pessoas que fotografou em várias ocasiões.

Advertisement

No sector da cultura destaque ainda para a realização das várias festas tradicionais da ilha e a comemoração dos dias dos três municípios que trouxeram à ilha um leque variado de artistas e agrupamentos musicais, além de outras actividades.

JR/CP
Inforpress/Fim

Continue Reading

Trending