Sociedade
Campanha Gravidez na Adolescência: Agora, não!
O problema de gravidez na adolescência, segundo a organização, é um problema nacional, indicando que neste momento cerca de 20 por cento(%) das populações das grávidas acontece na idade de adolescência.
Esta campanha tem como objectivo mobilizar e consciencializar os adolescentes, pais, encarregados de educação, professores, técnicos de saúde, colaboradores das escolas secundárias, munindo-lhes de informações necessárias para que possam compreender melhor a questão da gravidez na adolescência e, assim, os ajudarem a conhecer os potenciais riscos e consequências.
O problema de gravidez na adolescência, segundo a organização, é um problema nacional, indicando que neste momento cerca de 20 por cento(%) das populações das grávidas acontece na idade de adolescência.
Os promotores da iniciativa lembram, entretanto, que a nível de região Santiago Norte a “situação é mais complicada”, porque, sublinham, a maioria dos municípios encontram-se acima da média nacional, que é 20 por cento(%).
De acordo com João Baptista, Santa Cruz é um dos municípios com mais elevada taxa a nível da região, embora esteja, segundo ressalvou, mais engajado na campanha para reverter a situação.
Para o representante da Organização Mundial da Saúde, Mariano Salazar, a região sanitária e a OMS estão a apostar na resolução deste “grande problema” de saúde pública, fazendo uma “grande abordagem” logística, participativa, profissional e técnica neste contexto e que estão com interesse não só em acompanhar como também em apoiar técnica e financeiramente.
A coordenadora do programa a nível regional de gravidez na adolescência, Ercilia Correia, salientou que vão prosseguir com a divulgação deste programa junto dos alunos e adolescentes da comunidade, com pais e encarregados de educação, estando satisfeitos com os resultados “satisfatórios”, cuja avaliação é feita no final de ano.
Acredita que tem havido “redução de gravidez” na adolescência, porque pessoas, jovens, todos estão engajados nesta problemática.
Adiantou ainda que esta campanha não vai ficar só nas escolas e que vão sair para outras localidades do concelho, a nível da região, trabalhando junto com pais e encarregados de educação que “têm um papel importante” na educação sexual dos filhos, para prevenir a gravidez na adolescência.
Tabela: Gravidez em menores de 19 anos nas consultas Pré-natais, por concelho, 2013 a 2017
Fonte: RSSN
Sociedade
Encontre oportunidades de emprego em Cabo verde, na plataforma de emprego Vagas Cabo Verde
Plataforma de promoção e divulgação de Vagas de Emprego em Cabo Verde
Jovem empreendedor, formado em Administração no Brasil e com vasta experiência em criação e administração de sistemas, sites e blogs, cria a plataforma de divulgação de vagas de emprego no país.
VAGAS CABO VERDE é uma atualização da plataforma “Emprego & Negócios CV“, criado em 2015.
VAGAS CABO VERDE possui um Grupo no Facebook com 60.000+ membros, uma página na mesma plataforma com 50.000+ seguidores e um Site, onde é divulgado os anúncios de emprego.
As vagas de emprego são enviadas por empresas e outras, divulgadas nos diversos meios de comunicação do país, são compartilhadas com os seguidores de VAGAS CABO VERDE.
A ideia inicial do projeto era divulgar vagas de emprego gratuitamente no país. Ou seja, empresas, recrutadores e empregadores não precisariam pagar para divulgarem uma oferta de emprego. Uma ideia que tornou insustentável até o ano 2023, pelo fato de este trabalho tomar muito tempo e exigir recursos para manter o projeto no ar.
Hoje, as empresas precisam contribuir para divulgar seus anúncios na plataforma, como forma de sustentar o projeto, assim como fazem os jornais e outros portais Web em Cabo Verde.
Você pode conhecer o VAGAS CABO VERDE em:
- Site do VAGAS CABO VERDE: www.vagascv.info
- Grupo no Facebook: facebook.com/empregoenegocioscv
- Página no Facebook: facebook.com/vagascv
Se deseja divulgar vagas de emprego em Cabo Verde, entre em contato com os administradores do projeto, através da Página do Facebook do VAGAS CABO VERDE ou pelo e-mail vagascaboverde@gmail.com
Sociedade
Conheça o primeiro Passeio Sustentável de Cabo Verde
No dia 15 de junho de 2013, foi inaugurado o primeiro Passeio sustentável de Cabo Verde, que utiliza pavimento feito de areia de vidro.
Esse passeio sustentável está localizado próximo à Equatorial Coca-Cola Botting Company Cabo Verde, na zona de Lém Ferreira, na Praia.
A areia de vidro utilizada é produzida a partir da reciclagem de vidros descartados e foi fornecida pela EKONATURA, uma empresa de reciclagem e transformação de vidro e plástico sediada em São Francisco.
A coleta e entrega dos vidros foram realizadas pela própria empresa, e a construção do passeio é resultado de uma colaboração entre a EKONATURA – um centro de reciclagem e de artesanato Cabo Verdiano, e a Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo.
A Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo, ECOCV, foi criada em junho de 2015 por um grupo de profissionais que atuam em diversos campos, desde desenvolvimento social, pesquisa e turismo até conservação da natureza, direito e serviços bancários. Segundo a mesma, a maneira mais eficaz para o desenvolvimento sustentável do nosso pequeno país se baseia nos valores que ainda possuímos e chamamos de “morabeza crioula” – um ambiente natural rico e único, cultura, música, fortes laços sociais e uma casa onde o estranho é bem-vindo como se estivesse em casa.
Com esse projeto sustentável, a empresa pretende dar um exemplo e demonstrar que é possível transformar resíduos em algo valioso e compartilhado. A ideia é que o governo, as prefeituras e outras empresas também comecem a incluir materiais reciclados em seus projetos.
A cerimônia de inauguração deste Passeio sustentável foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco de Carvalho.
Fonte: Inforpress // Ad: Crioulo Curioso
Sociedade
Conheça o Hotel Rural Lombo Branco, na encantadora ilha de Santo Antão
Este projeto arquitetónico inovador, que se funde harmoniosamente com a paisagem circundante, resulta de um investimento de 32,5 milhões de Escudos.
Com 15 bungalows de madeira, piscina e restaurante, o Hotel Rural Lombo Branco oferece uma experiência única aos seus hóspedes, a quem permite vivenciar a verdadeira essência de Santo Antão.
Lombo Branco Village de 60 m² está situada nas proximidades de Santo Antonio. Esta propriedade está localizada em Ribeira Grande, a 4.6 km de Eito e a 3 km de Chã da Igreja. Está situado dentro de 3 km do centro da cidade.
A acomodação também tem 2 quartos e 2 casas de banho. Uma casa de banho possui banheira e chuveiro. A Cozinha dá a oportunidade de cozinhar tal como tem microondas, um refrigerador e máquina de lavar.
Lombo Branco Village apresenta terraço para maior conforto dos hóspedes. Esta vila também oferece piscina ao ar livre.
Mas o compromisso do Hotel vai além de proporcionar uma estadia memorável. Este Green Hotel abraça a sustentabilidade ambiental e apoia a comunidade local.
O objetivo é destacar o incrível potencial de Santo Antão, promovendo a sua gastronomia nacional e os seus valores culturais. Neste sentido, os hóspedes têm a oportunidade de se deliciar com a cozinha típica local, explorar a rica cultura da ilha e usufruir da calorosa hospitalidade cabo-verdiana.
A Cabo Verde TradeInvest concedeu o certificado de investimento ao Hotel Rural Lombo Branco em 2020, que abriu as portas aos seus primeiros hóspedes no primeiro semestre deste ano, com um staff de 12 colaboradores locais, contribuindo, assim, para dinamizar a economia da ilha.
Fonte: Cabo Verde TradeInvest
-
Nos Gente7 horas ago
Estudante Cabo-verdiano conta sua história de superação e a realização de um sonho
-
Sociedade7 horas ago
Encontre oportunidades de emprego em Cabo verde, na plataforma de emprego Vagas Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Primeira Escola Virtual de Tecnologia em Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Sabia que Cabo Verde tem mais cartões de telemóveis ativos do que sua população total?
-
Sociedade3 dias ago
Sabia que Cabo Verde é um dos 16 países mais seguros da África?
-
Sociedade3 dias ago
Conheça o Hotel Rural Lombo Branco, na encantadora ilha de Santo Antão
-
Sociedade3 dias ago
Conheça o primeiro Passeio Sustentável de Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Este projeto vai ajudar meninas cabo-verdianas a estudarem à noite