COVID-19
Coronavírus pode não ter surgido na China, diz OMS
Coronavírus pode ter surgido fora de Wuhan e não “escapou” de laboratório
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que não há evidências de que Wuhan seja o local de origem do novo coronavírus. A metrópole chinesa é considerada o marco zero da pandemia por ter registrado os primeiros casos de Covid-19.
Após duas semanas de investigações in loco, a OMS passou a considerar que o vírus tenha surgido até mesmo fora da China. A entidade também disse ser “pouco provável” que o coronavírus tenha sido criado em laboratório.
Assista ao vídeo:
Fonte: @CNNBrasil
COVID-19
Língua inchada, mãos e pés ardendo… podem ser sintomas da COVID-19, diz estudo
A pesquisa foi conduzida entre 666 pacientes Covid-19 no hospital de campanha IFEMA de Madrid, criado durante a primeira onda da pandemia
Mudanças na língua, nas mãos ou nos pés podem ser sinais de alerta de uma infecção por coronavírus, diz um estudo espanhol realizado por uma equipe de pesquisadores do Hospital de La Paz, em Madrid, que revela que um em cada quatro pacientes sofreu inchaço da língua e quatro em cada dez relataram uma sensação de ardor nas palmas das mãos ou na planta dos pés.
O estudo foi publicado no British Journal of Dermatology como uma ‘carta de pesquisa’ emsetembro, mas só foi apresentado nesta terça-feira (26).
Segundo o The New York Post, as alterações na língua – apelidadas de ‘língua Covid’ – incluem papilite lingual transitória, ou inflamação das pequenas saliências na superfície da língua, e glossite, que faz com que a língua inche e mude de cor.
Outros sintomas na línguatambém podem aparecerna forma de úlceras ou saburra branca irregular.
O estudo observou também uma sensação de ardor e vermelhidão nas palmas das mãos ou na planta dos pés, seguida, por vezes, pelo aparecimento de pequenas manchas em muitos pacientes.
A pesquisa foi conduzida entre 666 pacientes Covid-19 no hospital de campanha IFEMA de Madrid, que foi criado durante a primeira onda da pandemia..
Por: NoticiasAoMinuto
COVID-19
Covid-19: Por que as máscaras são tão importantes para evitar a transmissão
De acordo com especialistas, a defesa oferecida pelas máscaras, em especial as que protegem contra pequenas partículas no ar, ainda é a melhor maneira para evitar a contaminação pelo vírus.
O uso de máscaras faciais e o distanciamento social seguem essenciais para diminuir o risco da transmissão da Covid-19 e são eficazes também contra a nova cepa da doença, afirmam os cientistas.
Abaixo, você pode conferir como as máscaras atuam como barreiras contra o vírus.
Antes de mais nada, o ponto mais importante é o ajuste da máscara ao rosto. A máscara deve estar bem presa no rosto, minimizando a quantidade de vazamentos, especialmente pelos lados e por cima:
Ela também deve ser confortável de forma que não seja necessário ficar mexendo nela constantemente. Além disso, o ideal é que ela não se mova nem saia do rosto quando falamos.
Apesar de mais fáceis de colocar e tirar, máscaras que prendem na orelha se tornam bastante desconfortáveis quando aplicamos uma tensão maior para deixá-las mais ajustadas, o que pode tornar seu uso desconfortável.
Uma sugestão são máscaras que prendem na cabeça ao invés das orelhas. Outra sugestão são máscaras que têm um arame na região do nariz, o que permite um melhor ajuste.
Cada pessoa tem um rosto diferente, então não existe uma máscara que funcione para todos. O ideal é que após a aquisição da máscara se teste o ajuste dela ao rosto e se verifique se não há vazamentos. Aqui um guia do @WearingIsCaring para testar vazamentos:
Com relação a qualidade da máscara, é importante que ela seja tenha ao menos duas camadas mas idealmente três ou mais. Podemos seguir três regras práticas para verificar a qualidade do meio filtrante.
A primeira é olhar a máscara contra a luz. Se for possível observar a passagem da luz por entre a malha, é sinal de que a qualidade da máscara não é adequada.
A segunda regra é tentar apagar uma vela ou um fósforo usando a máscara como barreira. Se você conseguir apagar com grande facilidade é sinal de que a máscara pode não oferecer proteção adequada.
Por último, você pode borrifar um spray de água através da máscara e verificar a quantidade de gotículas que passam pela máscara. Se ela conseguir reter a maioria é sinal de que ela é de boa qualidade.
Vale ressaltar que o bom ajuste da máscara ao rosto é o ponto mais importante. Mesmo uma máscara de altíssima qualidade perde muito de sua eficiência se não estiver corretamente ajustada ao rosto.
Além disso, é preciso sempre prestar atenção para ter certeza que a máscara não está úmida. Máscaras de pano precisam ser trocadas sempre que estiverem úmidas. Já a lavagem da máscara pode ser feita de forma tradicional só com água e sabão.
Fonte: Observatório Covid 19 BR
COVID-19
Livro infantil para ajudar crianças a lidar com a COVID-19
O livro “Meu herói é você, como as crianças podem combater a COVID-19!” explica como as crianças podem se proteger e proteger suas famílias e amigos contra o coronavírus e como gerenciar emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente.
Este livro é um projeto do Grupo de Referência do Comitê Interagencial Permanente sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Situações de Emergência, realizado em colaboração com agências das Nações Unidas – Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), mais de 50 organizações não governamentais nacionais e internacionais e agências internacionais que trabalham com saúde mental e apoio psicossocial em situações de emergência.
Para o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, emergências humanitárias anteriores mostraram como é vital lidar com os medos e a ansiedade dos jovens quando a vida que eles conhecem é virada de cabeça para baixo. “Esperamos que este livro lindamente ilustrado leve as crianças a uma jornada através dos fusos horários e continentes, e os ajude a entender o que podem fazer para permanecer positivas e se manter seguras durante o surto de coronavírus”, comentou o diretor-geral da OMS.
Para atingir o maior número possível de crianças, o livro será amplamente traduzido, com versões em mais de 30 idiomas – ainda em andamento. O livro está sendo lançado tanto como um produto online quanto como um livro narrado (audio book).
Para fazer o download da versão em português em PDF, clique aqui.
Fonte: ONU Brasil
-
Nos Gente6 horas ago
Estudante Cabo-verdiano conta sua história de superação e a realização de um sonho
-
Sociedade6 horas ago
Encontre oportunidades de emprego em Cabo verde, na plataforma de emprego Vagas Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Primeira Escola Virtual de Tecnologia em Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Sabia que Cabo Verde tem mais cartões de telemóveis ativos do que sua população total?
-
Sociedade3 dias ago
Sabia que Cabo Verde é um dos 16 países mais seguros da África?
-
Sociedade3 dias ago
Conheça o Hotel Rural Lombo Branco, na encantadora ilha de Santo Antão
-
Sociedade3 dias ago
Conheça o primeiro Passeio Sustentável de Cabo Verde
-
Tech3 dias ago
Este projeto vai ajudar meninas cabo-verdianas a estudarem à noite