O desejo de ajudar no combate às alterações climáticas levou o ativista ambiental cabo-verdiano Emileno Ortet a criar um projeto para plantar 600 mudas frutíferas na Praia por ano, transformando a capital do país numa cidade mais verde.

Emileno Ortet, um agente da Polícia Nacional de Cabo Verde, está liderando o projeto Praia Cidade Verde, que tem como objetivo transformar a capital do país em uma cidade mais verde, limpa e sustentável, e ajudar no combate às alterações climáticas, à desertificação, à fome e à pobreza. O projeto envolve a plantação de 50 mudas frutíferas por mês, em todas as zonas da cidade da Praia, bem como em escolas, em parceria com a empresa Agrofloresta. O objetivo é plantar um total de 600 mudas em um ano. A iniciativa começou nas ruas do bairro de Achadinha e se estendeu às escolas, sendo a última na escola primária Capelinha. Emileno Ortet espera que o projeto incentive as crianças a terem responsabilidade e amor pela natureza, além de fornecer frutas para as famílias que têm as plantas em suas portas.

O projeto Cidade Verde em Cabo Verde tem como objetivo plantar árvores em bairros e escolas da capital para aumentar a capacidade de plantação, envolvendo os turistas que visitam o país. A empresa Vista Verde Tours é uma das parceiras do projeto e lançou o desafio de plantar uma árvore para cada turista que visitar Cabo Verde. O projeto visa promover o turismo sustentável e envolver empresas, instituições, artistas e ativistas sociais para apadrinhar bairros ou escolas da capital com plantas fruteiras. Os turistas que participam da iniciativa, como a turista alemã Ulrike Vollmer, estão felizes em contribuir para a sustentabilidade e prometeram ajudar o projeto.