Imagem Divulgação / Publicopt

O Jornal digital Mensagem de Lisboa, que ganhou uma bolsa de jornalismo europeu para línguas minoritárias, publica notícias escritas em crioulo desde 2021, no âmbito do projeto Newspectrum – em parceria com a Lisboa Criola.

A Mensagem venceu nas categorias de Jornalismo Colaborativo, com o projeto jornalismo em crioulo, de Jornalismo de Proximidade e de Produto/Projeto Jornalístico.

O projeto de jornalismo em crioulo nasceu de uma parceria entre a Mensagem (o abrigo digital e o criador de conteúdo) e a Lisboa Criola (entidade financiadora). O projeto é apadrinhado pelo músico Dino d’Santiago e as peças jornalísticas ou tradução são da autoria de Karyna Gomes.

Segundo a directora do jornal, Catarina Carvalho, este projecto “representa uma homenagem a essa cidade misturada”, Lisboa, “porto de tantas comunidades, que a Mensagem descobre todos os dias”.

É uma homenagem a uma cidade misturada.

O crioulo, tanto na sua versão cabo-verdiana como guineense, é falado (e cantado) por muitos, em Lisboa. Mas nunca atravessa a comunicação social. Para que a informação esteja mais perto das pessoas que o falam, a Mensagem publica reportagens em crioulo e traduzidas em português – para facilitar a compreensão de todos.

Karyna Gomes, jornalista de dupla origem, cabo-verdiana e guineense, é a autora dos trabalhos publicados. É também cantora e escolheu Lisboa para viver desde 2011. Estudou jornalismo em São Paulo, no Brasil, e trabalhou na RTP, em rádios locais na Guiné-Bissau, e na Associated Press. É especialista em “Comunicação para o Desenvolvimento”, tendo trabalhado com a Unicef na Guiné-Bissau.  

----
Fonte: Mensagem.pt