Uma cidadã indiana conseguiu finalmente obter um visto Schengen emitido pelos Países Baixos, pondo fim a uma luta de sete anos com rejeições por parte de vários Estados-Membros do Espaço Schengen.

Comemorando a obtenção do visto, a requerente, que deseja manter o anonimato, disse que ela e o marido enfrentaram decepções com quatro rejeições de vistos da França, uma da Espanha e outra da Finlândia ao longo do ano, relata SchengenVisaInfo.com.

Embora tenha enfrentado algumas rejeições, a requerente indiana disse que também procurou assistência de diversos agentes. No entanto, todos os seus esforços foram em vão, pois ela continuou a receber rejeições e enfrentou perdas financeiras significativas.

Finalmente, após sete anos de luta, consegui meu visto Schengen da Holanda. Eu e meu marido nos inscrevemos. Tive quatro rejeições da França, uma da Espanha e uma da Finlândia. Candidatei-me com a ajuda de agentes, mas acabei sendo rejeitado e desperdiçando meu dinheiro.

- O requerente

Conforme revelou a requerente, ela apresentou o pedido de visto holandês em 27 de setembro no Jalandhar VFS Global. Para sua surpresa, o arquivo chegou à embaixada no dia seguinte.

No entanto, surgiu um momento de preocupação quando o marido da requerente não recebeu mensagem relativa ao seu passaporte, visto que ambos se candidataram simultaneamente.

Apesar de muitas preocupações, os passaportes de ambos os requerentes foram despachados e o casal que originalmente solicitou um visto de 14 dias recebeu um visto de entrada única de 30 dias.

Como o casal terá permissão para permanecer no Espaço Schengen por mais de 14 dias, eles disseram que, além da Holanda, também planejam visitar a França e a Itália.

Os países Schengen foram recentemente acusados ​​de rejeitar “impiedosamente” os pedidos de visto Schengen. Partilhando as suas experiências nas redes sociais, os requerentes do visto Schengen afirmaram que os seus pedidos foram rejeitados injustamente e também listaram inúmeras dificuldades que encontraram ao solicitar o documento.

Dados recentemente divulgados sobre os pedidos de visto Schengen para 2022 mostram que os Estados-Membros Schengen rejeitaram 17,9 por cento de um total de 7.572.755 pedidos apresentados no mesmo ano.

Essa taxa de rejeição é bastante elevada em comparação com 2021, bem como com o período pré-pandemia.

De todos os Estados-Membros Schengen, a França e a Espanha rejeitaram o maior número de pedidos em 2022. Foram também os países que receberam o maior número de pedidos.

A França rejeitou um total de 408.876 pedidos de visto Schengen e a Espanha rejeitou um total de 227.712 pedidos de visto Schengen.