Em uma publicação recente, a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, em sua página no Facebook, apresentou o Novo Balcão Verde para recrutamento para Portugal. Não sabemos informar se este novo balcão é parte da notícia avançada acima, mas leiam abaixo como funciona o novo balcão verde.
Se é uma empresa/entidade empregadora com atividade em Portugal, tem postos de trabalho por preencher e pondera recrutar em Cabo Verde, o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. de Portugal presta aos empregadores informações e serviços que facilitam o acesso aos potenciais trabalhadores disponíveis em Cabo Verde.
Se pretender recrutar trabalhadores em Cabo Verde, registe a sua oferta de emprego no portal iefponline , escolha a entrada "ofertas de Emprego – Acordos de Migração" e indique que pretende que seja efetuado o recrutamento dos trabalhadores em Cabo Verde.
O trabalhador não pode estar já identificado: no Acordo de Migração os trabalhadores têm de ser, obrigatoriamente, recrutados pelo serviço de emprego na origem, ou seja, têm que ser trabalhadores desempregados inscritos no IEFP de Cabo Verde.
Após a submissão da oferta de emprego a mesma será validada por um técnico.
Seguidamente o IEFP de Portugal divulga a oferta junto do IEFP Cabo Verde, que efetua o recrutamento e a pré-seleção de candidatos ajustados ao perfil identificado, apresentando-os ao empregador.
Após seleção pelo empregador, este envia o contrato de trabalho, que previamente é verificado pelo IEFP, garantindo condições de segurança laboral e legalidade tanto para trabalhadores, como para empregadores.
O trabalhador selecionado reúne a documentação necessária e inicia o procedimento para a obtenção de visto.
A utilização deste mecanismo de recrutamento dispensa a marcação de agendamento direto junto da VFS Global, sendo o agendamento feito pela Embaixada de Portugal para a entrega da documentação na VFS Global.
Poderá encontrar mais informações e consultar o guia de apoio na página Recrutar no Estrangeiro - IEFP, I.P., disponível neste link.
NOTA: um processo que poderia ser simples, parece mais burocrático. Aguardamos para ver o desenrolar disso.
0Comentários