Hoje, domingo 6 de outubro, por volta das 17 horas de Cabo Verde algumas Páginas e Grupos de notícias no Facebook começaram a divulgar informações sobre o falecimento da Jornalista Carlota Barbosa. 

Informação que veio a ser desmentida pelo próprio Hospital Agostinho Neto, onde a jornalista deu entrada no Banco de Urgência, no dia 04 de outubro, através do Comunicado abaixo. 
Leia, na íntegra, o Comunicado publicado pelo HAN:

Assunto: Informação do estado de saúde da paciente Carlota Barbosa M. Teixeira.

O Conselho de Administração do Hospital Dr. Agostinho Neto informa que, deu entrada no Banco de Urgência de Adulto deste Hospital, no dia 04 de outubro do ano em curso, a utente, identificada de Sra. Carlota Barbosa Mendes Teixeira, com o diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e atualmente encontra-se sob cuidados, na Unidade de Cuidados Especiais do BUA, em estado crítico. 

Mas se informa que, a equipa do Banco de Urgência de Adultos esteve e continuará empenhada em dar o seu melhor, em busca de melhoria da situação clínica da referida paciente.

Cidade da Praia, aos 06 de outubro de 2024.
Gabinete de Comunicação do Conselho de Administração

Este ocorrido, é um caso exemplo que está a levantar preocupações nos profissionais de comunicação no país sobre a veracidade das informações/notícias que circulam nas redes sociais. Uma discussão levantada pelo jornalista João A do Rosário, que escreveu em seu perfil no Facebook o texto Jornalismo em Tensão: Entre Ética e a Supremacia das Redes Sociais.