Literatura
Lançamento de Livro de Amílcar Cabral marca Celebração do Dia dos Heróis
O livro de inéditos de Amílcar Cabral intitulado “A Luta Criou Raízes” marca as celebrações do Dia dos Heróis no Sal.
A Fundação Amílcar Cabral, com sede na Cidade da Praia, escolheu a ilha do Sal para este ano acolher o acto central das celebrações do Dia dos Heróis, assinalado a 20 de Janeiro, com diversas actividades de forma a “dar a conhecer um pouco” sobre a história da Libertação Nacional.
Das actividades programadas, segundo o Combatente da Liberdade Júlio de Carvalho, antena da fundação na ilha do Sal, destacam-se três “momentos interessantes”, entre eles a apresentação, em primeira mão, da obra de Cabral, “A Luta Criou Raízes”.
Júlio de Carvalho explicou, em declarações à Inforpress, que este livro de inéditos de Amílcar Cabral foi trabalhado por Olívio Pires e Luís Fonseca, que juntamente com Chico Tomar vão se ocupar da sua apresentação.
Um outro momento relaciona-se com a animação de Marilene Pereira sobre o livro “Eu, Amílcar”, da sua autoria, entrelaçado com poesia, estátua viva e música, dedicado às crianças.
E, finalmente, o acto central do 20 de Janeiro, presidido pelo comandante Pedro Pires e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para além do presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, vão estar presentes ainda combatentes, dirigentes destacados, na altura, designadamente Silvino da Luz, Olívio Pires e Luís Fonseca, com “intervenções rápidas” em várias áreas.
No acto central destas comemorações, reserva-se uma dissertação sobre “O papel histórico da ilha do Sal nos processos de libertação da África do Sul, Angola e Namíbia”, pelo comandante Silvino da Luz.
Música e poesia alusivas à data, entrega de prémios das actividades desportivas e concursos fazem ainda parte do programa.
A programação, em curso desde segunda-feira, 07, com torneio de futebol e futsal masculino e feminino, tem continuidade até o dia 20, e dela ainda consta uma exposição sobre Amílcar Cabral, concurso de poesia, desenho e pintura, com alunos do ensino básico e entrega de livros de Amílcar Cabral à Biblioteca Municipal do Sal, entre outras iniciativas.
Maratona da Liberdade e dos Heróis, conversa aberta entre os alunos da Escola Secundária de Santa Maria com os combatentes da liberdade, são outros momentos do programa de celebração do Dia da Liberdade e o Dia dos Heróis Nacionais, assinalados a 13 e 20 de Janeiro, respectivamente.
No domingo, 20 de Janeiro, o dia inicia-se com a cerimónia do içar da bandeira no átrio dos Paços do Concelho, deposição de coroa de flores na estátua Amílcar Cabral, seguido de sessão solene da Assembleia Municipal do Sal.
SC/AA
Inforpress/Fim

Literatura
Língua portuguesa: património imaterial de Cabo Verde
Baseando no discurso de que a Língua portuguesa seja “parte integrante e estruturante da história, da sociedade e da identidade da nação cabo-verdiana”, A deputada do MpD, Mircéa Delgado, apresentou ao parlamento cabo-verdiano um projeto de lei para classificar a língua portuguesa como património cultural imaterial, na discussão, esta segunda-feira, na Comissão Especializada dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado do parlamento cabo-verdiano.
Ela referiu que “português foi a primeira língua que ecoou no solo das ilhas (1460), trazido pelos marinheiros e missionários portugueses no seu processo das descobertas e da expansão marítima”, sendo “uma das línguas mais faladas do mundo” e língua oficial dos nove países que integram os países da CPLP. “O nosso crioulo, língua cabo-verdiana, origina-se na língua portuguesa e tem nela a sua matriz de organização quer semântica, quer gramatical e elocutória, que com o aumento da escolarização tem, cada vez mais, aproximado os falantes da língua cabo-verdiana do português falado e escrito, atualmente”.
Mircéa Delgado a única subscritora, recorda igualmente que “todo o documental escrito”, quer seja “histórico, quer seja económico, quer seja social, quer ainda literário”, encontra-se “exarado e versado quase completamente em língua portuguesa” e que o “português é a língua de comunicação internacional do Estado de Cabo Verde, afirmando-se assim como o seu elo mais forte e a razão pilar da sua existência enquanto comunidade“.
Acerca do crioulo cabo-verdiano diz que a língua materna em Cabo Verde, embora com variantes entre algumas ilhas, nos últimos anos intensificou-se o movimento da sociedade civil a pressionar a sua elevação a língua oficial, mas o artigo 9.º da Constituição da República de Cabo Verde, de 1992, define apenas o português como língua oficial, mas também prevê que o Estado deve promover “as condições para a oficialização da língua materna cabo-verdiana, em paridade com a língua portuguesa”.
Como informação útil, importa realçar que um grupo de quase 200 personalidades cabo-verdianas lançou em 2022 uma petição também nesse sentido e pediu apoio do chefe de Estado, José Maria Neves, para a promoção da língua, anunciando que pretende criar uma associação em prol do crioulo, não só para a sua oficialização como língua nacional, como para ensino e padronização.
Literatura
E-book: 20 histórias de superação – complilado por blogueiro Cabo-verdiano
Estas histórias vão lhe inspirar e ajudar a superar seus obstáculos na vida…

Se você é filho de pobre temos algo em comum e nós sabemos o que isso significa.
Filho de pobre não pode sonhar porque vão dizer que não se enxerga; filho de pobre não pode fazer nada nesta vida porque vão dizer que é um “zé ninguém“; como filho de pobre você concorda com isso?
Talvez você não precisa ser apenas pobre, outros vão definir a sua imagem pela sua cor, roupa ou posição social.
Eu já vim dessas andanças, onde filho de pobre não é visto como gente na sociedade, mas contrariando os comentários alheios, olhares atrevidos e supostas provisões sobre o meu futuro, fui ver a vida com os meus olhos, fui lá e fiz o que ninguém achava que eu podia fazer, para que ninguém mais ouse dizer que eu não sou capaz.
Você também é vítima de rótulos sociais? Leia essas 20 histórias de superação e motive-se.
20 HISTÓRIAS de SUPERAÇÃO é uma compilação de histórias de quem já esteve onde muitos estão, mas ousaram transpor as barreiras da incerteza e do medo, ou quem sabe provar que aquela história de que não eram capazes não era verdadeira.
Faça o download neste link e leia.
Boa leitura e que lhe sirva de motivação!
– e-book compilado por Isaías Cardoso
-
COVID-193 anos atrás
COVID-19 FOGO. Mais de 3.000 famílias vão receber Apoio Social da Câmara Municipal de São Filipe
-
Atualidades1 mês atrás
Embaixada de Portugal anuncia melhorias no serviço prestado pela VFS
-
COVID-193 anos atrás
COVID-19. Ação Social da Câmara Municipal da Praia precisa de Voluntários
-
Atualidades3 meses atrás
Portugal muda plataforma de agendamento de vistos para evitar açambarcamento
-
COVID-193 anos atrás
Unitel T+ e CvMovel oferecem megas e chamadas grátis aos seus clientes
-
COVID-193 anos atrás
A Câmara Municipal da Praia já está a entregar Cestas Básicas às famílias da Cidade da Praia
-
Tecnologia3 anos atrás
Aplicativo ‘Gilera Cheio’. Faça suas compras sem sair de casa, na Praia
-
Tecnologia3 anos atrás
iFome entrega refeição em Casa. Faça seu pedido!