Nos Gente
Cabo-verdianos na roça na São Tomé – és bai na tempu di xicote
Txeu kabuverdianus nunka maz volta pa ses terra…
Txeu di nos te inda ten familiaris na “San Tomé”; nha vó baba doz bes ku fidjus pa skapaba di fomi; un di kes nha tio fika la i nunka maz el volta; i txeu otus kabuverdianus ka regressa pa Kabu Verdi i és ta vivi na un situason lamentavel.
Keli ê un vidiu publikadu na un Kanal na Youtube di doz Kabu-verdianus k te inda ta vivi la…
Armando e Maria Fernanda – Um velho casal que vive num modesto casebre da senzala Uba-Budo, idosos mas nos seus olhos há ainda um fulgor de vivacidade e de brilho que teima em resistir ao tempo. Chegaram a S. Tomé, em 1955, com 16 anos. Ele já com 16 anos, ela, mais velha, mas já nem sabe a idade. Foi no tempo da chibatada – Diz ele: “Eu estava garoto não não levou mas vi chicotadas caírem nas costas de outros”. Tempos difíceis! Já voltaram a Cabo-Verde , com viagem apoiadas pelas autoridades santomenses mas quiseram regressar a S. Tomé; lá não têm “nada! nada!” e nem família – No fim de contas, embora não tendo aqui nascido, é aqui que têm passado a maior parte dos anos das suas vidas, e também porque esta é também já a terra dos seus filhos e netos.
Bu ten familiaris inda na “San Tomé”? Dexanu sabi…
Nos Gente
“Duas histórias, uma mesma realidade”, vindas do Bairro da Jamaica na Praia. Ajude!
Mais duas tristes realidades de nossas gentes, do bairro de Jamaica, na Cidade da Praia. Vamos ajudar-lhes.

A pobreza sempre fez parte de nossas vidas.
E nestes dias, com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que está dizimando vidas pelo mundo, não fazendo diferença entre ricos e pobres, já morreram celebridades, homens de poder, “criminosos”, crianças inocentes e a cada dia a nossa pobreza é mais claramente estampada em nossa cara com as tristes realidades vividas pelas nossas gentes.
Hoje trago duas histórias, duas realidades que chegou até o nosso conhecimento, através de Nisael Temperatura Monteiro, com uma publicação feita no Facebook, no dia 7 de Maio de 2020. Já se passaram alguns dias, mas estas realidades não mudaram.
LEIA TAMBÉM:
- Curta-metragem, O retrato da pobreza em Cabo Verde;
Não vale comentar esses vídeos. Assista e faça alguma coisa. Essas realidades não surgiram por causa do coronavírus, pelas imagens podemos ver que é a triste rotina de suas vidas. Morando em barracas, em condições precárias de higiene e conforto, essas famílias sobrevivem.
Estão precisando de ajuda. Vamos fazer a nossa parte.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Para ajudar, entre em contato como o Nisael, através de seu Facebook, ou ligue para 993 58 38.
Nos Gente
23 de Abril – Dia do Professor Cabo-verdiano
Obrigado professores “pelo vosso abnegado e esclarecido trabalho, dedicação e visão de futuro”

Hoje, 23 de Abril de 2020, comemora-se o Dia do Professor Cabo-verdiano.
Conforme explica a Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, “A celebração do professor cabo-verdiano renova-se, há 30 anos, no dia 23 de abril, dia do nascimento de Baltasar Lopes da Silva, por vontade política expressa em 1990 (Decreto n.º 25 de 21 de abril) com a finalidade de dignificar a função docente e estimular o pensamento reflexivo sobre o ensino e a educação. Têm sido comemorações de elevado valor simbólico, cívico e profissional, ocasiões para a classe docente ponderar as suas práticas e perspetivar um futuro mais promissor e, por justas homenagens de vários setores da sociedade. “
Devido ao surto do novo coronavírus, “a celebração hoje, dia 23 de abril de 2020, quebra a tradição e o carácter festivo, dada a gravidade da pandemia da Covid 19 que tem assolado o país, encerrou escolas, confinou professores e alunos em casa e rompeu com o ambiente relacional em sala de aula. “, comenta a ministra.
Obrigado a todos os professores que, de forma abnegada, nos ensinaram o caminho do saber.
Nos Gente
Docente na Uni-CV, produz solução Antisséptica para as mãos
Movida por um espírito de missão, Diara Rocha anseia agora poder certificar o produto.

“Nunca tinha acontecido em Cabo Verde, um indivíduo propor à entidade reguladora independente da saúde a certificação de um produto. Já fiz o pedido à ERIS e aguardo. Quero ajudar as pessoas em São Vicente e oferecer aos lares de idosos e às pessoas mais necessitadas”, comenta a docente.
“Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas.” – Wikipédia
Fonte: FB Uni-CV
-
COVID-193 anos atrás
COVID-19 FOGO. Mais de 3.000 famílias vão receber Apoio Social da Câmara Municipal de São Filipe
-
Atualidades1 mês atrás
Embaixada de Portugal anuncia melhorias no serviço prestado pela VFS
-
COVID-193 anos atrás
COVID-19. Ação Social da Câmara Municipal da Praia precisa de Voluntários
-
Atualidades3 meses atrás
Portugal muda plataforma de agendamento de vistos para evitar açambarcamento
-
COVID-193 anos atrás
Unitel T+ e CvMovel oferecem megas e chamadas grátis aos seus clientes
-
COVID-193 anos atrás
A Câmara Municipal da Praia já está a entregar Cestas Básicas às famílias da Cidade da Praia
-
Tecnologia3 anos atrás
Aplicativo ‘Gilera Cheio’. Faça suas compras sem sair de casa, na Praia
-
Tecnologia3 anos atrás
iFome entrega refeição em Casa. Faça seu pedido!