Nos Gente
Un Homenagen a Artista João Domingos Lopes, Djou di Brava
Ele definiu EUA e a Brava assim: “Estados Unidos um pai generoso, Djabraba uma Mãe Boa Mãe“…
Aos mortos, se-lhes atiram flores e aos vivos, pedradas se-lhes lançam….
A Ilha das flores, muito ressequida, por causa das secas, sobretudo na parte mais árida, no dia vinte e dois de Janeiro de 2019 quase que parou, para se despedir de uma humana, generosa, que um certo dia, de pai Foguense e de mae Bravense, nascera na Ilha Brava – Nª Sra de Monte.
Rasgados elogios se-lhe teceram, como sendo eximio tocador de varios instrumentos musicais, patriota e amigo, por excelência da Brava, político, perseverante, tendo levado meio seculo da sua vida a construir um iate, que, por razões não suficientemente esclarecidas, num dia, não muito feliz, acabara por sepultá-lo no mar profundo de Fajã de Agua.
Muitos anos passara também cruzando oceanos. Esse iate construido, com amor e desfeito com desgosto talvez, várias vidas salvara e várias oportunidades de ligações aéreas proporcionara aos emigrantes da Brava, a partir de São Filipe – barco salvador de vidas e de postos de trabalho.
Essa figura emblemática, que partilhara seus recursos, com seus vizinhos ousou também iniciar a edificação de uma moradia estilo castelo, incompleto, por imposição administrativa, segundo se diz. Sepultado no cemitério construído quase no cume de um monte, o mais alto de todos os existentes em Cabo Verde, não suficientemente cuidado, evidencia o esforço necessário para a alma humana poder chegar aos Céus. Numa das suas melodias, entoada com sua potente voz, deixara claro que depois de seu passamento, nem prantos, nem rezas, desejara. Contudo, houve prantos e preces.
Curiosamente, no mesmo dia, à noite, houve animação cultural no Centro Sete sóis, Sete luas, uma organização promotora de salvaguarda de culturas perifericas de alguns dos Países Europeus e que, desde ha algum tempo, tem estabelecido parcerias com algumas Instituições Caboverdianas, beneficiando de recursos financeiros consideráveis e de contrapartida importante das Câmaras Municipais, sobretudo espaços fisicos nobres, como por exemplo Brava, São Filipe… Certamente ao recusar prantos e preces estava a querer músicas e vozes que não deixaram de evidenciar riqueza cultural dessa Ilha das flores. Esses bravos homens da cultura, por vezes, sem qualquer incentivo, quando entoam cantos, encantam as almas.
Homenagem mais nobre que se lhe deve prestar visa valorizar a alma cultural Bravense, a prática de solidariedade permanente para com os mais necessitados. Abraços solidários aos familiares….
Texto de Eugenio Veiga
Nos Gente
“Duas histórias, uma mesma realidade”, vindas do Bairro da Jamaica na Praia. Ajude!
Mais duas tristes realidades de nossas gentes, do bairro de Jamaica, na Cidade da Praia. Vamos ajudar-lhes.

A pobreza sempre fez parte de nossas vidas.
E nestes dias, com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que está dizimando vidas pelo mundo, não fazendo diferença entre ricos e pobres, já morreram celebridades, homens de poder, “criminosos”, crianças inocentes e a cada dia a nossa pobreza é mais claramente estampada em nossa cara com as tristes realidades vividas pelas nossas gentes.
Hoje trago duas histórias, duas realidades que chegou até o nosso conhecimento, através de Nisael Temperatura Monteiro, com uma publicação feita no Facebook, no dia 7 de Maio de 2020. Já se passaram alguns dias, mas estas realidades não mudaram.
LEIA TAMBÉM:
- Curta-metragem, O retrato da pobreza em Cabo Verde;
Não vale comentar esses vídeos. Assista e faça alguma coisa. Essas realidades não surgiram por causa do coronavírus, pelas imagens podemos ver que é a triste rotina de suas vidas. Morando em barracas, em condições precárias de higiene e conforto, essas famílias sobrevivem.
Estão precisando de ajuda. Vamos fazer a nossa parte.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Para ajudar, entre em contato como o Nisael, através de seu Facebook, ou ligue para 993 58 38.
Nos Gente
23 de Abril – Dia do Professor Cabo-verdiano
Obrigado professores “pelo vosso abnegado e esclarecido trabalho, dedicação e visão de futuro”

Hoje, 23 de Abril de 2020, comemora-se o Dia do Professor Cabo-verdiano.
Conforme explica a Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, “A celebração do professor cabo-verdiano renova-se, há 30 anos, no dia 23 de abril, dia do nascimento de Baltasar Lopes da Silva, por vontade política expressa em 1990 (Decreto n.º 25 de 21 de abril) com a finalidade de dignificar a função docente e estimular o pensamento reflexivo sobre o ensino e a educação. Têm sido comemorações de elevado valor simbólico, cívico e profissional, ocasiões para a classe docente ponderar as suas práticas e perspetivar um futuro mais promissor e, por justas homenagens de vários setores da sociedade. “
Devido ao surto do novo coronavírus, “a celebração hoje, dia 23 de abril de 2020, quebra a tradição e o carácter festivo, dada a gravidade da pandemia da Covid 19 que tem assolado o país, encerrou escolas, confinou professores e alunos em casa e rompeu com o ambiente relacional em sala de aula. “, comenta a ministra.
Obrigado a todos os professores que, de forma abnegada, nos ensinaram o caminho do saber.
Nos Gente
Docente na Uni-CV, produz solução Antisséptica para as mãos
Movida por um espírito de missão, Diara Rocha anseia agora poder certificar o produto.

“Nunca tinha acontecido em Cabo Verde, um indivíduo propor à entidade reguladora independente da saúde a certificação de um produto. Já fiz o pedido à ERIS e aguardo. Quero ajudar as pessoas em São Vicente e oferecer aos lares de idosos e às pessoas mais necessitadas”, comenta a docente.
“Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas.” – Wikipédia
Fonte: FB Uni-CV
-
COVID-193 anos atrás
COVID-19 FOGO. Mais de 3.000 famílias vão receber Apoio Social da Câmara Municipal de São Filipe
-
Atualidades1 mês atrás
Embaixada de Portugal anuncia melhorias no serviço prestado pela VFS
-
COVID-193 anos atrás
COVID-19. Ação Social da Câmara Municipal da Praia precisa de Voluntários
-
Atualidades3 meses atrás
Portugal muda plataforma de agendamento de vistos para evitar açambarcamento
-
COVID-193 anos atrás
Unitel T+ e CvMovel oferecem megas e chamadas grátis aos seus clientes
-
COVID-193 anos atrás
A Câmara Municipal da Praia já está a entregar Cestas Básicas às famílias da Cidade da Praia
-
Tecnologia3 anos atrás
Aplicativo ‘Gilera Cheio’. Faça suas compras sem sair de casa, na Praia
-
Tecnologia3 anos atrás
iFome entrega refeição em Casa. Faça seu pedido!