Connect with us

Tecnologia

Plataforma portuguesa para ajudar Migrantes a encontrar emprego

Chama-se KamWork e tem como objectivo ajudar a minimizar duas das grandes questões que se colocam actualmente, a falta de mão-de-obra e as dificuldades que enfrentam aqueles que mudam de país à procura de oportunidades.

Publicado

em

O projecto pretende responder à crise dos migrantes, que nos últimos anos tem marcado a agenda mediática, e simplificar a contratação internacional de recursos humanos.

A plataforma, para além de colocar em contacto quem procura e quem oferece emprego, integra uma app que vai permitir aos utilizadores disporem de uma série de serviços associados – da mobilidade à acomodação, passando pelo apoio nas viagens e na gestão de dinheiro –, componentes todas elas devidamente seguradas.

«Toda a gente conhece histórias de trabalhadores migrantes e do caos que têm de enfrentar no percurso que fazem. Muitos deles pagam quantias avultadas para entrar na Europa e alguns ficam com dívidas durante anos a fio. É um problema social cada vez mais forte», destacam os promotores do projecto, criado no âmbito no âmbito do Acceleration Program da Startup Braga, destinado ao desenvolvimento de negócios baseados em projectos inovadores e tecnológicos, nas áreas da Economia Digital, Tecnologias para a Saúde, Biotecnologia, Nanotecnologia e Sustentabilidade.

A equipa da KamWork conheceu-se no âmbito de um MBA na Católica Porto Business School, tendo todos os elementos mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas.

Daniel Teixeira em IT, David Rodrigues em questões humanitárias, Joaquim Adegas em Recursos Humanos e Rute Vinhas Pereira em Finanças. Os quatro lançam, agora, a KamWork, que começará por apostar no mercado nacional, embora com promoção nos destinos de origem dos migrantes, nomeadamente PALOP e sudoeste asiático.

Advertisement

Fonte: hrportugal

Sociedade

Cabo Verde: Voto eletrónico em 2026

Publicado

em

Cabo Verde pretende adotar o voto eletrónico em 2026, isto é, para a próxima eleição.

Conforme foi avançada pela Ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, o país poderá ter em 2026 a possibilidade de realizar as eleições através do uso da tecnologia – voto eletrónico “estamos em crer que, havendo recursos da nossa parte, vontade política não nos falta. Estaremos em 2026 a ter voto eletrónico em Cabo Verde. Do ponto de vista técnico, o país tem condições”.

A DGAPE (Direção Geral de Apoio aos Processo Eleitoral) está a desenvolver um sistema de voto eletrónico e parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), conforme menciona a Sua Excelencia, Ministra da Justiça Joana Rosa “temos tido e contado com o apoio do NOSI (Núcleo Operacional Sistema Informação), a Uni-CV também já se disponibilizou, mas vamos ver as melhores práticas internacionais a esse nível e tentar conhecer essas realidades, adequá-las àquilo que é a nossa condição arquipelágica e fazer funcionar o sistema havendo disponibilidade de recursos”.

Continue Lendo

Tecnologia

17 de Maio: Dia Mundial da Internet

A grande preocupação nos últimos anos tem sido a cibersegurança e o contexto atual pode ressignificar experiência do uso da Internet e chamada de atenção para os desafios de suprir a escassez da área de TI

Publicado

em

Foto : reprodução / momentsbyallianz

Hoje, 17 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Internet.

A nossa publicação já vem tarde, mas não queríamos deixar passar despercebida esta data importante na era digital.

Hoje poderíamos falar sobre muitas coisas relacionadas ao surgimento da Internet e o que mudou desde o seu surgimento em nosso planeta, no entanto, a grande preocupação nos últimos anos tem a ver com a cibersegurança.

Segundo o site Tech Tudo, “o Dia Mundial da Internet é comemorado no dia 17 de maio e tem com o objetivo lembrar conquistas no setor e promover a inclusão digital. Porém, o evento como é hoje só foi estabelecido no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 150 anos, a data original era marcada pelo então Dia Internacional de Telecomunicações.”

“Em 17 de maio de 1865, vinte países se reuniram para discutir o crescimento do telégrafo, sistema que transmitia mensagens em longas distâncias de maneira rápida e confiável. O encontro buscava estabelecer acordos para expandir as redes e formar uma conexão internacional. Sendo assim, na data, foi criada a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada da ONU.”, comenta o mesmo site.

Advertisement

“Com o passar dos anos e das revoluções tecnológicas, o Dia Mundial de Telecomunicações passou a ser acompanhado do Dia Mundial da Sociedade de Informação. A UIT começou a colaborar não só com a melhoria de infraestrutura de telecomunicações e com o crescimento da acessibilidade, mas também com um mundo conectado e informado.”, relata o site Tech Tudo.

“Porém, a maneira como transmitimos informações não parou de evoluir e, em 2006, em uma assembleia em Madri, na Espanha, a ONU estabeleceu também, na mesma data, o Dia Mundial da Internet, com o objetivo de promover a inclusão digital”, resume o mesmo site.

Telégrafo: sistema para transmitir mensagens de um ponto para outro em distância (Foto: Divulgação/ITU)

Vale lembrar algumas datas de acontecimentos importantes, relacionadas ao advento da Internet:

  • Em 1605, Francis Bacon desenvolve o Sistema Binário;
  • Em 1946 foi criado o Eniac, primeiro computador digital eletrônico;
  • Em 1962, Licklider lança o conceito de rede intergalática;
  • Em 1969 foi enviada a Primeira Mensagem Eletrônica: LOGIN. As letras L e I chegam e G não;
  • Em 1974 o termo Internet é usado pela primeira vez por Vinton Cerf;
  • Em 1978 é enviado o primeiro SPAM;
  • Em 1979 é criado o Emoticon;
  • Em 1991 é divulgado o WWW para universidades;
  • Em 1993 a Internet passa a ser comercial;
  • Em 1994 Pizza Hut recebe pedidos pela Internet;
  • Em 1998 surge o Google;
  • Em 1999 o Blogger começa a hospedar blogs
  • Em 1999 o First Internet Bank lança o Primeiro Serviço via rede;
  • Em 2000 o Bug apocalíptico que não aconteceu;
  • 2001 é a vez da Wikipedia;
  • 2005 você se vê no Youtube;
  • 2006, Facebook é de todos;
  • 2006, é lançado o Twitter e vira febre;
  • Em 2010, o Instagram foi lançado;
  • Em 2011 apareceu o Google+, para competir com a dominação do Facebook;
  • e continuamos contando essa história…

A História da Internet na Atualidade

A internet está absolutamente em todo lugar. Além dos computadores, a internet está em aparelhos celulares, dispositivos móveis, videogames, eletrodomésticos e até em relógios inteligentes.

Atualmente, são mais de 3,9 bilhões de usuários conectados à rede, mais da metade do total de pessoas do planeta. Em um único minuto, eles:

  • Enviam 6 bilhões de emails;
  • 41 milhões de mensagens no WhatsApp;
  • Fazem 3,8 milhões de pesquisas no Google;
  • Assistem a 4,5 milhões de vídeos no YouTube;
  • Acumulam 695 mil horas de conteúdos assistidos no Netflix

Além disso, plataformas de criação de conteúdo, como WordPress, têm ferramentas tão completas que possibilitam o desenvolvimento de projetos inteiros na rede. Eles podem ser um blog pessoal, um site profissional, um currículo online ou uma loja virtual.  

Cibersegurança

A PSP alertou hoje para o aumento dos crimes com recurso às novas tecnologias. Segundo a força policial, houve um acréscimo registado sobretudo durante os períodos do estado de emergência devido à COVID-19 em que houve um confinamento da população.

De acordo com um comunicado…

Advertisement

A PSP tem vindo a assinalar o forte incremento da criminalidade praticada com recurso às novas tecnologias, principalmente verificado durante a janela temporal de confinamento obrigatório vivenciado pela sociedade portuguesa entre de 22 de março e 02 de maio de 2020

A PSP revela ainda que, durante este período de confinamento, a criminalidade geral diminuiu  47% face ao período homólogo de 2019, mas a cibercriminalidade disparou. Segundo dados, as burlas na Internet tinham registado um crescimento de 33%, correspondendo a um acréscimo de 210 casos, em relação ao mesmo período de 2019.

A polícia sublinha que este tipo de criminalidade é muitas vezes dirigida ou atinge os menores de idade que, principalmente devido à atual situação, se encontram em contacto cada vez mais permanente e duradouro com dispositivos eletrónicos.

No Dia Mundial da Internet, a PSP relembra os pais que a supervisão presencial e o uso de ferramentas de controlo parental são essenciais para reduzir o risco de vitimização das crianças e jovens na navegação ‘online’, salientando que a generalidade dos dispositivos eletrónicos (televisores, consolas, computadores, ‘tablets’, etc) já dispõem ou permitem a instalação de aplicações de controlo parental.

A PSP acrescenta que “este tipo de controlo, principalmente no contexto de possibilidade permanente de acesso de crianças e adolescentes à Internet, poderá fazer a diferença e reduzir a possibilidade de vitimização”.

Com informações de Nações UnidasITU 150, PPlware, TechTudo

Advertisement
Continue Lendo

Tecnologia

Netflix libera documentários grátis no YouTube

A Netflix liberou em sua conta no YouTube, diversos filmes e séries documentais originais para ajudar os alunos e professores a manterem o aprendizado em dia durante a pandemia do coronavírus.

Publicado

em

Muitos pais e professores precisaram se adaptar a uma nova rotina de ensino das crianças diante da quarentena. Assim, muitas companhias tem realizado esforços para facilitar a educação em casa.

A Netflix resolveu se juntar à causa, e acaba de liberar alguns de seus documentários gratuitamente, disponibilizando as produções no YouTube. A plataforma de streaming afirma que decidiu liberar o conteúdo após receber muitos pedidos de professores.

A lista é grande, e abrange episódios das séries Nosso Planeta, Explicando, Abstract: The Art of Design e Bebês em Foco, além dos documentários A 13 Emenda, Absorvendo o Tabu, Virando a Mesa do Poder, Os Capacetes Brancos e Zion. Cada vídeo possui detalhes da produção em sua descrição, além da faixa etária indicada.

“Fizemos uma seleção de nossos recursos e séries documentais disponíveis no canal da Netflix EUA no YouTube“, diz a empresa em comunicado. “Cada título também possui recursos educacionais disponíveis, que podem ser usados por alunos e professores“.

O áudio está disponível apenas em inglês, mas a companhia garantiu que legendas em diversos idiomas serão lançadas nos próximos dias. Os professores ainda podem acessar o site do Netflix para buscar por mais recursos educacionais relacionados a cada vídeo.

Apesar de terem sido liberados apenas na conta oficial do streaming nos Estados Unidos, eles estão liberados para todos os países. 

Advertisement

Informações de TudoCelular & Publicitários Criativos

Continue Lendo

Destaques